9.3.15

DO 'ESTADO ISLÂMICO' À ARÁBIA SAUDITA: destruindo a memória


No Iraque destróem, diante das câmeras, os vestígios da antiga cidade de Nimrod. São extremistas do suposto "Estado Islâmico". Uma vergonha e horror contra o respeito de nossa herança humana, contra a memória, a cultura, a arte e o bom senso.

Silenciosamente, sem uma câmera, o governo saudita está destruindo os vestígios do passado, lugares da memória da civilização e religiões árabes, até a história do Islã em nome da "purificação" dos rituais que devem prevenir a idolatria e o desvio da adoração do Único. Vestígios e edificações são destruídos... em silêncio. E o mundo está calado. Qual é a diferença?

Uma pista. Ao redor do Centro e na Caaba em Meca, lojas de moda, shoppings, McDonalds e companhia abundam... para a glória da cultura consumista. A "idolatria politeísta do mercado" não parece incomodar aqueles líderes que querem "purificar" o monoteísmo muçulmano.

Essas considerações econômicas explicam a indignação seletiva (do Ocidente ou de outros) daqueles que amam um pouco a arte...e muito o dinheiro."