26.1.04

O CSID Conclama a França a Proteger a Liberdade Religiosa

Washington D.C 5 de Janeiro de 2004 – o Centro para o Estudo do Islam & Democracia (CSID) está profundamente preocupado com o fato do presidente da França, Jacques Chirac, ter escolhido introduzir uma lei que suprime expressões pacíficas da religião pelo banimento de símbolos religiosos e vestimentas em instituições e escolas públicas. Esse desenrolar é preocupante, considerando a grande influência e prestígio da França como uma das destacadas democracias do mundo. Essa legislação, se aprovada, pode ter um efeito desanimador sobre muitas sociedades em todo o mundo, muitas das quais são islâmicas que estão lutando hoje para se esquecer de seus passados autoritários.

O CSID se dedica à idéia de que o Islam e a democracia são complementares, e que apoiar a democracia não requer que alguém abra mão de sua fé ou vice-versa. A liberdade de livremente expressar sua crença religiosa, nesse caso, escolher usar ou não um lenço, é sine qua non nesse relacionamento complementar e saudável. As muçulmanas que usam o lenço o vêem como um requisito religioso e muito mais do que um símbolo. É especialmente lamentável que um país democrático force mulheres a escolher entre praticar a sua fé e a obtenção de uma educação.

Uma verdadeira democracia deve permitir todas as expressões religiosas razoáveis, desde que não sejam impostas aos outros. Somos contra a imposição de expressões religiosas, tais como o véu, sobre pessoas tanto quanto somos contra o seu banimento. Um verdadeiro estado secular não deve usar seu monopólio de poder e lei para tentar negar ou discriminar as crenças religiosas de seus cidadãos, especialmente quando eles são minorias.

Tal lei, se aprovada, faz mais que oprimir cidadãos franceses que desejam praticar sua religião. Ela incita hostilidade no mundo islâmico quando exatamente o oposto – o exemplo de tolerância e acomodação pacífica do outro – é desesperadamente necessário. Um lenço, uma cruz ou um quipá não devem, em qualquer sociedade, distrair os estudantes de aprenderem suas lições. Forçar meninas muçulmanas na França a escolher entre ir à escola e praticar sua fé causa sério dano ao desenvolvimento dos ideais democráticos ao inflamar emoções e fechar mentes aos méritos da democracia pelo mundo justamente num momento quando precisamos progredir na direção desses ideais.

Conclamamos o presidente Chirac, e o povo francês, a re-examinar essa questão à luz das preocupações expressadas nessa declaração e com o objetivo de fortalecer os ideais da democracia, liberdade religiosa e harmonia entre as religiões na França e em todo o mundo.

Center for the Study of Islam & Democracy (CSID)
1050 Connecticut Ave. NW Suite 1000, Washington, DC, 20036

Texto Original em Inglês