16.5.04

Ex-Recrutas: Nós Aprendemos Táticas de Abuso em Huachuca

O forte de Huachuca, em Sierra Vista, Arizona, sofreu outra derrota quarta-feira quando dois ex-recrutas que treinaram lá para se tornar interrogadores disseram a ABC News que eles foram ensinados a “se curvar às regras” para infligir dor física e mental aos prisioneiros enquanto tecnicamente observando a Convenção de Genebra.

Refael e Margaret Chaiken, um casal com cidadania americana e israelense, estavam treinando no forte para se tornarem interrogadores na guerra contra o terrorismo.

Margaret disse que os interrogadores eram ensinados a como “se curvar às regras de modo a obter a informação que precisavam.” Isso inclui colocar prisioneiros “em posições humilhantes, posições de estresse, privação do sono, aqueles tipos de técnicas.”

Um professor da Universidade do Arizona também disse que ouviu insultos racistas contra os árabes enquanto ele dava aulas na base.

De acordo com a ABC News, Margaret Chaiken disse que as fotos dos soldados americanos humilhando prisioneiros iraquianos correspondem às técnicas que ela e o marido aprenderam para “quebrar o prisioneiro e fazê-lo falar.”

Leia a notícia na íntegra, em inglês