16.5.04

General que Fez Comentários Anti-Islam Relacionado ao Caso de Prisioneiros de Guerra

O general do exército sob investigação por comentários anti-Islam foi relacionado por oficiais americanos ao escândalo de abuso de prisioneiros iraquianos.

Nma audiência do Senado sobre o abuso de prisioneiros iraquianos foi dito que o general William Boykin, um cristão evangélico sob revisão por ter dito que o seu Deus era superior ao dos muçulmanos, fez recomendações sobre as formas como os interrogadores militares poderiam obter mais informações dos prisioneiros iraquianos.

Críticos sugeriram que tais recomendações podem significar um encorajamento para abusos sexuais e físicos de prisioneiros, possivelmente para “amaciar” os detentos antes do interrogatório – uma acusação que o Pentágono nega.

Congressistas e grupos islâmicos disseram que qualquer envolvimento de Bookin pode despertar preocupação entre árabes e muçulmanos de que a guerra americana ao terror é de fato uma guerra contra o Islam.

“Isso será tomado como uma prova de que o que aconteceu na prisão de Abu Ghraib é evidência de uma cultura mais ampla de desumanização de árabes e muçulmanos, baseado no entendimento americano da superioridade inata da Cristandade,” disse Chris Toensing, editor do Middle East Report, uma revista americana.

Leia a notícia na íntegra, em inglês