31.7.04

Agências de turismo apontam aumento na procura por pacotes para os países árabes

Segundo profissionais consultados pela ANBA, após um período de decréscimo no fluxo de turistas para a região, os brasileiros começam a buscar novamente destinos como o Egito, a Tunísia, o Marrocos e o Líbano. As agências New Age e Flot, por exemplo, registraram um aumento de 100% nas vendas de passagens para o país dos faraós.

Marina Sarruf

São Paulo - Após um período de decréscimo no número de turistas brasileiros que embarcaram para os países árabes, representantes de companhias de turismo que oferecem pacotes para a região dizem que o fluxo de viajantes está aumentando. Na opinião dos operadores, já houve um crescimento significativo no primeiro semestre deste ano, em relação ao mesmo período de 2003. Entre os principais destinos estão o Egito, Marrocos, Tunísia e Líbano.

Segundo informações do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), em todo o ano passado mais de 32 mil brasileiros foram para o Oriente Médio. O Marrocos foi o principal destino, seguido do Líbano e do Egito. O número de visitantes, porém, foi menor do que em 2002.

O Marrocos recebeu 6.335 brasileiros em 2002 e apenas 5.980 no ano passado. Para o Líbano, a queda no número de turistas brasileiros foi de 5,5% e para o Egito de 5,6%, sempre de acordo com informações a Embratur.

No entanto, as agências de viagem estão otimistas com o movimento este ano, embora ainda não existam estatísticas oficiais disponíveis sobre o primeiro semestre.

"Acho que os brasileiros perderam o medo de ir para esses países", disse Ingrid Davidovich, diretora de marketing da agência New Age, que oferece pacotes para países árabes. "Este ano melhorou muito. As pessoas não estão mais temerosas", disse Clara Kuraim, gerente de operações da agência Flot.

Segundo Ingrid, os brasileiros visitam esses países em busca da cultura, querem conhecer a história e as ruínas de civilizações antigas. Não vão em busca de praias, embora existam boas praias por lá.

Destinos

De acordo com informações de uma outra agência, a Queensberry, houve um aumento de 20% na procura por pacotes que incluem o Egito, Marrocos, Líbano, Síria e a Jordânia, em relação ao ano passado. Uma média de 96 turistas brasileiros por ano optam por esse roteiro, que inclui um cruzeiro pelo rio Nilo.

"O Egito se vende o ano inteiro, é um destino bem procurado", afirmou Ingrid. Na New Age, o número de clientes que foram para país aumentou em mais de 100% no primeiro semestre. De janeiro a julho do ano passado, 42 pessoas foram para o Egito pela agência. Já nos primeiros seis meses de 2004, o número subiu para 88. Houve também um aumento de 30% no número de clientes da New Age que foram para Tunísia e de 26% para o Marrocos.

A agência Flot também registrou um crescimento de 100% no número de clientes que foram para o Egito. Segundo informações da empresa, 31% do total de turistas que compraram seus pacotes no primeiro semestre foram para o país do norte da África. A Flot informou também que houve um aumento de 48% no número de turistas que foram para a região como um todo. Além disso, ocorreu um crescimento de 63% nos gatos desses passageiros, o que significa que os clientes compraram mais pacotes opcionais e permaneceram mais tempo nos paises.

Embora o número de brasileiros que foram para o Líbano tenha caído em 2003, em comparação com 2002, o diretor da Negresco Turismo, especializada em Oriente Médio, Najib Zaatar Makhlouf, acredita que o número deve voltar a crescer por causa do vôo entre São Paulo e Beirute, que será inaugurado no dia 17 de agosto, fruto de uma parceria entre a TAM e a libanesa Middle East Airlines.

"Com o início dos vôos da TAM vai ocorrer um aumento muito grande do número de brasileiros que vão para o Líbano", aposta Makhlouf. "O Líbano é a porta de entrada para os outros países", acrescentou.

Segundo o diretor da Negresco, 80% dos brasileiros que vão para o Líbano passam pelo menos um dia também na Síria. Ele acredita que pelo menos 9 mil brasileiros devem ir para o Líbano até o final de 2004, por causa do grande número de descendentes de libaneses que vivem no Brasil. Segundo a Embratur, no ano passado o fluxo para o país foi de 5.770 turistas.

Região que mais cresce

Se o aumento do fluxo de turistas brasileiros para os países árabes ainda não é uma realidade em termos de estatísticas oficiais, o mesmo não pode ser dito do movimento de visitantes que a região recebe de outros lugares do mundo.

Segundo informações da Organização Mundial do Turismo (OMT), o fluxo de turistas para o Oriente Médio cresceu 34% nos primeiros quatro meses de 2004, em comparação com o mesmo período de 2003. De acordo com a entidade, o número de visitantes na região deve aumentar a uma taxa de 7,1% ao ano até 2020.

Na avaliação da OMT, o turismo no Oriente Médio cresce mais rápido do que em qualquer outro lugar do mundo. O fluxo de visitantes estrangeiros para a região aumentou em 27% de 2001 a 2003 e chegou a 30,4 milhões de pessoas.

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o turismo nos Emirados Árabes Unidos cresceu 32% no ano de 2003, em relação ao ano anterior, no Líbano e no Bahrein houve um aumento de 14% e no Egito de 13%. Só em janeiro deste ano, o Marrocos recebeu 45% turistas a mais que o mesmo mês do ano passado, segundo o site árabe de notícias Menafn.com.

Entre os principais países árabes visitados por turistas em geral, também está a Síria, que registrou um aumento de 34% no movimento nos primeiros quatro meses deste ano, em relação ao mesmo período de 2003.

Fonte: ANBA