31.7.04

Mauricio de Sousa quer a Turma da Mônica falando árabe

O criador das histórias em quadrinhos mais populares do Brasil quer levar seus personagens para os países árabes. Ele acaba de lançar o longa-metragem de animação "Cine Gibi" e fala de seus planos de internacionalização. Suas criações já são conhecidas na Itália, Portugal, Japão, Grécia, França e Indonésia.


Mônica briga com o Cebolinha: Personagens dominam 70% do mercado brasileiro de revistas infantis

Isaura Daniel

São Paulo - A Mônica é uma menina dentuça, dona de um coelhinho azul, que vive de briga com os seus amiguinhos Cebolinha e Cascão. Cebolinha fala errado e Cascão não gosta de tomar banho. Eles têm outra amiguinha, Magali, uma garota gulosa capaz de devorar dez melancias de uma só vez. Os quatro são os principais personagens da Turma da Mônica, a mais famosa série de revistas em quadrinhos infantis do Brasil, que acaba de ganhar mais uma versão para o cinema e que poderá ser comercializada em países árabes.

Mauricio de Sousa, o cartunista criador dos personagens, lançou nesta segunda-feira (28) o filme "Cine Gibi", com os integrantes da turma, e falou que tem a intenção de levar as suas historinhas para as crianças árabes. "Quem sabe teremos a Mônica falando em árabe", disse.

As peripécias da turminha já são conhecidas na Itália, Portugal, Japão, Grécia, França e Indonésia, por meio de gibis e tirinhas publicadas em jornais e revistas. "Também estamos tentando abrir os mercados do México e da China", acrescentou.

Na Itália, a Turma da Mônica chegou primeiro por meio de desenho animado. O canal RAI Due transmite as historinhas há cerca de seis meses. Os gibis chegaram aos italianos apenas na semana passada. No Brasil, a turminha ganhou popularidade mesmo por meio das revistas em quadrinhos.

Atualmente são dois milhões de exemplares vendidos ao mês. Os personagens, porém, vêm avançando para os meios de comunicação audiovisuais. Além da versão para o cinema, estreou domingo (27) um desenho animado no Cartoon Network, canal de televisão por assinatura.

"Cine Gibi"

Cebolinha, Mônica, Magali e Cascão já foram personagens de cinema entre os anos 1980 e 1990 no Brasil. Os desenhos passados na televisão italiana e os transmitidos pelo Cartoon Network são as produções da época recuperadas. O filme lançado ontem, porém, é novo. A fita vai passar em mais de 150 salas no Brasil a partir de 9 de julho.

"Cine Gibi" conta a história do Franjinha, o personagem inventor da Turma da Mônica, que criou uma máquina de transformar histórias em quadrinhos em filme. Seus amigos, Cebolinha, Mônica, Magali e Cascão, vão ao cinema ver a transmissão e se deparam com seis histórias que já estão nos quadrinhos.

Entre uma ida ao banheiro e uma compra de pipocas, os quatro encontram celebridades da televisão e da música brasileira, como a cantora Vanessa Camargo, a dupla Pedro e Thiago, os apresentadores Fernanda Lima e Luciano Huck, e o próprio desenhista Mauricio de Sousa.

A intenção de Mauricio é levar o filme, assim como os demais desenhos animados, também para outros países. O primeiro a receber o "Cine Gibi" deve ser a Itália, no ano que vem. "Vamos trocar os atores país por país", diz Mauricio sobre a participação de celebridades locais no filme. Já há outras quatro histórias da Turma da Mônica programadas para filmagem: "Viagem no Tempo", "Horácio", "Chico Bento" e "Estrelinha Mágica". Foram gastos R$ 5 milhões com o desenvolvimento deste primeiro filme, dirigido por José Márcio Nicolosi.

O cartunista

As criações de Mauricio de Sousa dominam 70% do mercado de revistas infantis em quadrinhos no Brasil e estão no mercado desde 1959. Na época, o cartunista criou a tirinha Franjinha e Bidu, sobre um menino inventor e seu amigo cão, para o jornal Folha da Manhã, de São Paulo, onde trabalhava como repórter policial.

A personagem Mônica nasceu em 1970, inspirada na filha de Mauricio. Hoje, 150 artistas trabalham com o cartunista na produção das historinhas.

Os personagens fazem tanto sucesso que geram cerca de outros três mil subprodutos, entre bonecos e joguinhos licenciados. Existem no Brasil, inclusive, dois parques de diversão da Turma da Mônica, um em São Paulo e outro no Rio de Janeiro.

Site da Mônica
www.monica.com.br

Fonte: ANBA