8.10.07

Estudante de Bangladesh cria robô inteligente com sucata

Aluno da graduação criou robô com peças recolhidas em lojas de eletrônicos e oficinas. Ele espera vender a criação, que atende a comandos sonoros, por menos de US$ 1 mil.

Um estudante da Universidade Islâmica Internacional em Chittagong, Bangladesh, está desenvolvendo um robô capaz de pegar objetos, mapear ambientes e realizar outras tarefa simples com apenas uma fração do custo de outros humanóides.


Feroz Ahmed Siddiky afirma que seu “IRobo” responde a comandos de voz, tem inteligência espacial e é barato por ser feito de sucata recolhida em lojas de eletrônicos e oficinas mecânicas.

“Além disso, esse robô irá atender a diferentes comandos verbais, realizando tarefas como mudar objetos de lugar, limpar superfícies e manter-se em guarda”, afirmou Siddiky. “Ele também poderá ser utilizado em alguns trabalhos arriscados, como em minas de carvão, onde os trabalhadores geralmente sofrem muitos acidentes”.

O estudante vem trabalhando no robô há dois anos e diz que precisa de mais um ano de trabalho de engenharia antes que ele esteja completo. Segundo Siddiky, ele já tem discutido sobre produção comercial do robô com uma empresa de softwares australiana. “Espero que as pessoas possam comprá-lo por menos de US$ 1 mil”, disse.


Fonte: Globo.com