11.10.07

Primeiro astronauta muçulmano embarca à Estação Espacial Internacional, que terá mulher no comando


KUALA LUMPUR - O primeiro astronauta malaio e de religião muçulmana da História, Sheik Muszaphar, embarcou na manhã desta quarta-feira na nave Soyuz TMA-11, juntamente com o russo Yuri Malenchenko e a americana Peggy Whitson, rumo à Estação Espacial Internacional, na qual deverá acoplar no início da sexta-feira. O lançamento foi feito do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão. Outra novidade da missão é que Whitson será a primeira mulher a comandar a estação.

- O lançamento transcorreu com normalidade - disse um porta-voz do Centro de Controle de Vôos Espaciais da Rússia.

Após se separar do foguete lançador, a nave russa se encontra em órbita.

- É um pequeno passo para mim, mas um grande passo para o povo malaio - disse Muszaphar, antes de embarcar, citando a célebre frase do astronauta americano Neil Amstrong, quando pisou na Lua pela primeira vez, em 1969.

O "angkasawan" (astronauta em malaio) passará oito dos dez dias da missão na estação. Nela, ele realizará experiências elaboradas por cientistas malaios, como um estudo sobre os efeitos da microgravidade e o uso de proteínas em uma vacina contra o HIV.

O cirurgião ortopedista de 35 anos foi escolhido para a missão há poucas horas, depois de vários meses de treinamento em bases russas e americanas ao lado de outro candidato malaio, o capitão do Exército Faiz Khaled. Muszaphar disse que, mesmo no espaço, vai rezar cinco vezes por dia, voltado para Meca, como manda a religião muçulmana.

A participação da Malásia na missão foi acertada durante uma negociação para a venda de aviões russos ao governo malaio.


Fonte: O Globo online