20.6.07

Argelino mostra arte islâmica em Maricá


O desenhista e pintor Yevid Zedenny Al Zarhak Al Koef nasceu na Argélia, mas vive na cidade de Maricá, interior do Rio de Janeiro. No mês de julho ele fará uma exposição na sede do Grupo de Artistas de Maricá, onde vai mostrar quadros com paisagens de países muçulmanos. Algumas pinturas receberam aplicação de bordados ponto cruz feitos pela espanhola Haddad Medina Garcia.

Isaura Daniel
isaura.daniel@anba.com.br

São Paulo – No mês de julho, a sede do Grupo de Artistas de Maricá (GAM), que fica na cidade de Maricá, no estado do Rio de Janeiro, vai receber uma exposição islâmica de artes. A mostra ocorrerá entre os dias 06 e 29 de julho e vai apresentar as pinturas do argelino Yevid Zedenny Al Zarhak Al Koef e da bordadeira espanhola Haddad Medina Garcia. Al Koef, que nasceu na Argélia mas mora na cidade fluminense, produz quadros com pintura sobre papel e molduras de materiais recicláveis. Haddad, que é casada com o argelino, borda em ponto cruz sobre alguns desenhos de Al Koef feitos em etamine.

As peças do artista mostram elementos da religião islâmica como mesquitas e minaretes e também paisagens de países árabes muçulmanos pelos quais Al Koef já passou, como a sua nação de origem, a Argélia, a Tunísia e a Jordânia. "Eu faço pinturas sobre a minha terra porque sinto saudades de lá", diz. Ele também pinta lugares de outras regiões do mundo para as quais já viajou nos 21 anos em que trabalhou como diretor de uma multinacional. Uma rua de muçulmanos na Bósnia, por exemplo, já foi pintada por Al Koef. Os camelos também são figuras comuns em seu trabalho.

Al Koef, que se mudou para o Brasil ainda na adolescência, depois que teve aulas de geometria espacial em um curso preparatório do Colégio Pentágono para ingressar no Instituto Militar de Engenharia. "Percebi que a partir de um ponto podia fazer um espaço volumétrico", conta o artista. Al Koef começou então a desenhar para se distrair, em guardanapos de papéis de restaurantes. Depois foi aperfeiçoando o trabalho e passou também a pintar. "A minha mãe pintava. Ela me passou toda a sua experiência com cores", diz o argelino.

A vida de Al Koef, que tem 47 anos, sempre foi cheia de idas e vindas entre o Brasil e a Argélia. Os seus pais nasceram e moraram no Brasil, mas a sua avó paterna era argelina. Dessa maneira, o artista foi criado na Argélia por tios. Voltou para o Brasil para estudar. Al Koef fez vários cursos técnicos e se formou em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing. Ele também estudou em outros países, como a Alemanha, e fez Mestrado em Finanças. "Minha distração sempre foi estudar", diz. Al Koef é muçulmano. A sua esposa, Haddad, nasceu no sul da Espanha e vive no Brasil há 19 anos.

A exposição no GAM terá um total de 121 obras. Algumas serão de pacientes do Hospital Dia, voltado para tratamento mental, onde Al Koef ensinou desenho e pintura. A exposição deve ter também artesanato de Maricá, que é semelhante ao de países muçulmanos, e peças de roupas do estilo usado em países islâmicos. A abertura da exposição ocorrerá às 19 horas do dia 06 de julho. Ela estará aberta para visitação de terça-feira a domingo, das 14h às 18h.

Serviço

Semana Islâmica de Artes
De 06 a 29 de julho
Das 14h às 18h
Na sede do Grupo de Artistas de Maricá (GAM)
Rua Álvares de Castro, 1277 - Orla de Araçatiba
Maricá, no Rio de Janeiro
Informações: (21) 2637-8021

Fonte: ANBA