6.6.07

Mohammed é o segundo nome mais popular dado a bebês britânicos

Quase 6.000 recém-nascidos receberam o nome, em 12 variações, só em 2006. O nome mais comum dos bebês da Grã-Bretanha é Jack.


Mohammed se tornou o segundo nome mais popular para os recém-nascidos no Reino Unido e, em breve, pode se transformar no primeiro, segundo um estudo do jornal "The Times".


No total, 5.991 bebês que nasceram no país em 2006 receberam este nome - em uma de suas 12 diferentes variações -, que ficou imediatamente atrás de Jack, o mais popular, e à frente em popularidade de Thomas, Joshua e Oliver.


A escolha do nome deve-se ao crescente número de jovens muçulmanos que têm filhos, unido ao desejo de fazer uma homenagem ao profeta Maomé.


Segundo Muhammad Anwar, professor de Relações Étnicas da Universidade de Warwick, "os pais muçulmanos querem ter algo que mostre um vínculo com sua relação ou com o profeta".


Para o mufti Abdul Barkatullah, ex-imã da mesquita londrina de Finchley, "os pais que dão esse nome a seus filhos acham que terá um efeito sobre sua personalidade e seu caráter".


Se a atual tendência for mantida - a freqüência de escolha do nome aumentou 12% em 2006 -, Mohammed, que passou a figurar entre os 30 preferidos em 2000, ocupará o primeiro lugar ainda neste ano.


Com 1,5 milhão, os muçulmanos representam apenas 3% da população do Reino Unido, mas os membros desta religião têm em média três vezes mais filhos que os não-muçulmanos.


Segundo estatísticas oficiais, uma família muçulmana média era formada por 3,8 pessoas, enquanto um terço das famílias desta religião tinha mais de cinco integrantes.


O nome preferido das filhas de pais muçulmanos é Aisha, que, em 2006, ocupava apenas a 110ª posição de preferência.


Fonte: Globo.com