5.5.07

Fome Zero no Egito

O ministro brasileiro de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, participa na quarta e quinta-feira desta semana de um encontro ministerial da área social de países árabes e sul-americanos no Cairo. Lideranças das duas regiões vão apresentar, no encontro, suas políticas de desenvolvimento social. Ananias vai falar dos programas nacionais de transferência de renda.

Isaura Daniel
isaura.daniel@anba.com.br

São Paulo - O governo brasileiro vai apresentar as suas políticas públicas sociais aos países árabes na próxima semana, no Cairo, capital do Egito. O ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, participa, na quarta (02) e quinta-feira (03), de um encontro entre ministros da área social de países árabes e sul-americanos. A reunião faz parte da agenda de seguimento da Cúpula dos Países Árabes e Sul-Americanos, encontro de chefes de estado das duas regiões que ocorreu em maio de 2005 no Brasil. De acordo com o coordenador de seguimento da cúpula no Itamaraty, Ânuar Nahes, essa é a primeira reunião ministerial sul-americana e árabe feita para tratar do tema social.

"A reunião servirá para uma troca de experiências entre os programas sociais desenvolvidos em cada um dos países, que têm nível de desenvolvimento semelhante e também problemas semelhantes", disse Nahes, que deve acompanhar o ministro na viagem. Um dos programas brasileiros dos quais o ministro Ananias vai falar, de acordo com material divulgado pela assessoria de imprensa do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, é o Fome Zero, do qual faz parte o Bolsa Família. Ele é um projeto de transferência de renda para a população carente, que beneficia 11 milhões de famílias no Brasil, e tem sido citado como modelo por outros países e organismos internacionais.

De acordo com Nahes, o Fome Zero pode interessar aos árabes. Segundo informações do Ministério de Desenvolvimento Social, o Egito é um dos países que tem demonstrado interesse no programa. O Banco Mundial apresentou ao país árabe, em 2005, o Bolsa Família, além de um projeto mexicano, como alternativa para combate à pobreza e para a inclusão social. No encontro que ocorre no Cairo vão participar autoridades dos 34 países árabes e sul-americanos. Na pauta estarão, além dos programas sociais de combate à pobreza, outros temas ligados aos objetivos do milênio, determinados pelas Nações Unidas. As metas englobam desde a melhoria do ensino básico até o combate a doenças mundiais.

O ministro brasileiro Patrus Ananias vai participar já da abertura do encontro, na quarta-feira, estará também durante as discussões da reunião e no seu encerramento, na quinta. A assessora especial do Fome Zero no Ministério, Adriana Aranha, também acompanha o ministro e participa, nesta segunda (30) e terça-feira (01), de reuniões prévias de especialistas para preparação do encontro ministerial. Atualmente, o Brasil tem 62 milhões de brasileiros beneficiados por programas do Ministério de Desenvolvimento Social. O país é conhecido por seus graves problemas sociais, mas agora, no governo de Luiz Inácio Lula da Silva, está também ganhando destaque internacional pelos programas criados para combatê-los.


Fonte: ANBA