29.5.07

Feira de produtos de beleza movimenta Arábia Saudita

Silwan Abbassi*

Brasília - Começou ontem (28) em Riad a feira Lady Beauty. Com três dias de duração, a feira conta com a participação de mais de 100 companhias nacionais e internacionais especializadas em produtos de beleza femininos. Após o sucesso da feira no ano passado, o número de participantes aumentou de modo significativo este ano. As informações são do jornal saudita Al Riyadh.

Promovida no Four Seasons Hotel, em Riad, a Lady Beauty é uma das maiores feiras do setor de produtos de beleza na região. A organização espera mais de 20 mil mulheres na feira este ano. O valor total dos produtos expostos é de aproximadamente 200 milhões de riais sauditas (US$ 53 milhões). Os últimos lançamentos do mundo dos cosméticos e da moda serão apresentados ao público, predominantemente feminino. Novos tratamentos de beleza serão apresentados pela primeira vez no mercado saudita.

Com o aumento no número de companhias participantes neste ano, a feira gerou mais de 180 empregos para mulheres até agora, a maioria deles em marketing e vendas. A indústria da beleza está crescendo de forma nunca vista no Oriente Médio, principalmente na Arábia Saudita, onde foram abertas lojas e grandes centros que oferecem todos os programas modernos de tratamento de beleza para mulheres.

De acordo com o jornal Arab News, Hammed Al-Hushan, secretário do Comitê Nacional de Companhias Expositoras da Arábia Saudita, disse que haverá 400 feiras no país durante o verão. Cinqüenta e cinco dessas feiras serão voltadas exclusivamente para produtos femininos. Segundo Abdullah Al-Gubairy, membro do Comitê de Conferências e Showrooms da Câmara de Comércio, as feiras para mulheres correspondem a 15% do total de feiras comerciais que acontecem no país.

"As feiras comerciais desempenham um papel econômico e social no país. O mercado saudita precisa de mais feiras voltadas ao público feminino e das quais companhias populares possam participar. Isso dá às mulheres a oportunidade de escolher seus produtos cosméticos, roupas e jóias favoritas, além de conhecer as mais novas marcas e produtos sem ter que sair do país", disse Nabilah Yagmour, especialista em gerenciamento de show rooms. Nos últimos anos, as feiras de produtos femininos têm gerado centenas de empregos temporários para as mulheres sauditas, entre as quais há um alto índice de desemprego.

*Tradução de Gabriel Pomerancblum

Fonte: ANBA