16.3.04

Muçulmanos Condenam Fortemente Explosões em Madri


Uma multidão saiu em passeata na Espanha, protestando contra os atentados

MADRI, Março 13 (IslamOnline.net & News Agencies) - Os Muçulmanos do mundo inteiro condenaram as explosões em Madri, deixando claro que a matança de civis é proibida em sua religião, independentemente de onde ou de quem cometa os ataques.

Depois das explosões, que deixaram 200 pessoas mortas e 1.400 feridas, um populoso grupo de Muçulmanos se juntou do lado de fora do Centro Cultural Islâmico na capital espanhola para levantar fortemente suas vozes contra o terrorismo.

"Estas explosões não foram apenas contra a religião Islâmica mas também contra a humanidade inteira", disse aos repórteres o Diretor do centro Cultural Islâmico em Madri, Saleh bin Mohammed Al Sinaidi ,na sexta-feira, 12 de Março.

"Nós lamentamos profundamente que tais incidentes tenham atingido nossa cidade, onde também vivem Muçulmanos", disse Al Sinaidi , através de um intérprete.

Os oficiais do Centro mandaram uma carta de condolências às famílias das vítimas das explosões, as piores que atingiram a Europa em anos, nas quais 10 bombas explodiram através de vagões de trens lotados e três estações ferroviárias no sudeste da capital.

Eles também pediram às autoridades espanholas que intensificassem os esforços para apanhar os perpetradores dos ataques, que levaram mais de 11 milhões de pessoas às ruas da Espanha em uma mostra sem precedentes de tristeza e fúria.

A confusão reinou no que se refere a culpar o grupo separatista basco ETA ou a rede al-Qaeda, para a qual um grupo reclamou a responsabilidade, através de um e-mail inverificável.

Analistas claramente continuam apontando um dedo acusatório para os separatistas do ETA, dizendo que uma "pista" vã seria mais uma distração e que à evidência falta credibilidade.

O governo de Madri, que está buscando a reeleição em votação legislativa no dia 14 de Março, em parte por seus registros de insucessos ao lidar com o ETA, considera a organização militante basca seu primeiro suspeito nos ataques.

Outras Condenações

Os grupos Muçulmanos também se apressaram em denominar as explosões como atos grosseiros e criminosos.

O Conselho Muçulmano Britânico (MCB) disse que denuncia estas atrocidades "totalmente e inequivocamente".

As explosões coordenadas na estação de Atocha no centro da capital espanhola e em outras estações foram atrocidades deliberadas e premeditadas que foram planejadas para inflingir more e destruição em escala massiva", disse Iq"" bal Sacranie, Secretário - Geral do Conselho Muçulmano Britânico.

"Os corações dos Muçulmanos e de todas as pessoas de consciência se voltam para as famílias cujas pessoas amadas foram assassinadas e daqueles que foram feridos nessas atrocidades absurdas." Sacranie disse numa entrevista à imprensa.

O MCB também condenou o uso pela mídia do termo "terroristas Islâmicos" como usado pelos canais da mídia para descrever estas pessoas claramente demoníacas que cometeram esses crimes odiosos.

Tentar ligar essas bárbaras e desumanas atrocidades aos ensinamentos do Islam e ao Corão é também um crime que está alimentando a demonização do Islam e dos Muçulmanos,disse o MCB na entrevista.

"Instamos a todos os envolvidos exercitar a maior circumspecção ao lidar com tais crimes contra a humanidade,que afetam a todos, na comunidade mundial", disse Sacranie.

De acordo com o Sheikh Yusuf Al-Qaradawi, um proeminente líder moderado islâmico, o Islam proíbe todos os tipos de agressão contra civis.

"O Islam não permite agressão contra pessoas inocentes, seja a agressão contra a vida, propriedade ou honra, e esta regra se aplica a todas as pessoas, independentemente de posto, status e prestígio", disse Qaradawi said num edito.

"O Islam não mantém uma política de duas faces ao salvaguardar os direitos humanos e nem tem por objetivo justificar os fins, ao atacá-los" , acrescentou.

'Retrocesso'

De volta a Washington, o Conselho das Relações Americo-Islâmicas (CAIR) - o maior grupo Islâmico de liberdade civil da America - condenou os ataques mortais no pico da hora do rush em Madri.

"Estes atos perversos de terrorismomerecem a mais forte condenação possível por todas as pessoas civilizadas. Pedimos por uma apreensão rápida e punição dos perpetradores", o grupo disse numa mensagem na Quinta-feira.

"Aqueles que executam tais crimes apenas geram retrocesso para qualquer que seja a causa que esposam" acrescentou.

O CAIR também reitera sua condenação de longa data de todos os atos do terrorismo, sejam eles perpetrados por indivíduos, grupos ou estados.

Imediatamente após as explosões, o Ministro do Interior da Espanha disse que "não havia dúvidas" de que o ETA era responsável.

Descrevendo a descoberta da van como "uma nova pista", ele disse que o foco da investigação permanece o ETA, mas devemos ser muito cautelosos e investigar outros caminhos.

O grupo militar basco tem sido culpado pela morte de mais de 800 pessoas em seus 36 anos de violenta campanha pela independência do nordeste de sua pátria.

Leia a notícia no original em inglês