4.3.04

O CAIR Condena as Matanças no Iraque e Paquistão

Grupo islâmico de direitos civis chama os ataques de “sem sentido e vergonhosos”

Um proeminente grupo islâmico de direitos civis e advocacia condenou hoje como “sem sentido e vergonhosos” os ataques terroristas sobre os muçulmanos xiitas no Iraque e Paquistão que matou quase 200 pessoas e feriu centenas.

O Conselho Para Relações Islâmico-Americanas (de sigla CAIR, em inglês) baseado em Washington disse que os muçulmanos de todo o mundo devem responder aos ataques com ações projetadas para promover a unidade religiosa e a estabilidade política.

No Iraque três ataques suicidas mataram pelo menos 143 adoradores em Bagdá e Karbala. Em torno de 44 pessoas também foram mortas em um ataque à uma procissão religiosa no sudeste do Paquistão. (Um ataque semelhante matou uma pessoa no Afeganistão.) Todos os atingidos nos ataques de terça-feira eram muçulmanos xiitas comemorando a Ashura, o décimo dia depois do Ano Novo Islâmico e o aniversário do martírio do neto do Profeta Muhammad.

Em sua declaração o CAIR disse:

“Nós condenamos esses ataques sem sentido e vergonhosos nos mais fortes termos possíveis e conclamamos à uma rápida prisão e punição dos seus perpetradores. Ambos os atos de terror foram particularmente repugnantes porque os responsáveis atingiram adoradores durante práticas religiosas.

“Um motivo óbvio para as matanças foi criar divisões sectárias e promover o ódio dentro da comunidade. A única resposta adequada para esses ataques desprezíveis é um esforço redobrado por parte de todos os muçulmanos para promover a unidade religiosa e a estabilidade política na comunidade islâmica em todo o mundo.”

O CAIR, o maior grupo islâmico de direitos civis dos EUA, está baseado em Washington e tem 25 escritórios regionais em todo o país e no Canadá.

Site do CAIR, em inglês