20.4.04

Brasil terá embaixador extraordinário para o Oriente Médio

[19/04 - 14:33]

O indicado vai ser Affonso Celso de Ouro-Preto, atual embaixador em Pequim (China). O objetivo será 'participar mais ativamente' do processo de paz entre palestinos e israelenses.

Da redação

São Paulo - O atual embaixador Brasileiro em Pequim (China), Affonso Celso de Ouro-Preto, vai ser indicado para exercer o cargo de embaixador extraordinário do Brasil para o Oriente Médio. A nomeação, segundo informações divulgadas hoje (19) pelo Itamaraty, vai sair tão logo o diplomata "conclua sua missão" na China, o que ocorrerá após o visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao país asiático em maio.

De acordo com o Itamaraty, a designação do embaixador para o cargo "reflete o interesse do Brasil em participar mais ativamente dos esforços internacionais no processo de paz relativo ao conflito israelo-palestino".

"(A nomeação) atende, nesse sentido, à expectativa manifestada por diversos países de que o Brasil desempenhe papel construtivo naquele processo, até mesmo à luz do exemplo brasileiro de integração e convívio pacífico entre comunidades de origem árabe e judaica", diz a nota divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores.

Neste momento um grupo de cinco parlamentares brasileiros, chefiados pelo deputado Jamil Murad (PcdoB-SP), está na Palestina com o objetivo de contribuir para a paz, conforme antecipou a ANBA na semana passada.

Segundo o ministério, a decisão de indicar um "representante de alto nível" para o Oriente Médio foi tomada pelo presidente Lula durante a viagem que fez à região em dezembro.

Ouro-Preto ocupa o cargo de embaixador em Pequim desde 1999. Antes foi embaixador na Guiné Bissau, na Suécia e na Áustria.

Fonte: ANBA