20.4.04

Deputados brasileiros vão se encontrar amanhã com Arafat

[19/04 - 18:31]

Eles também vão participar, em Ramallah, de audiências com o primeiro ministro palestino, Ahmed Qorei, e com o presidente do parlamento local, Rouhi Fatouh. O objetivo é dar apoio à causa palestina e ao restabelecimento da paz.

Alexandre Rocha

São Paulo - O grupo de deputados brasileiros da Liga Parlamentar Brasil-Árabe que está em Rammallah, na Palestina, para verificar a situação da população local e procurar dar apoio ao processo de paz na região, vai se encontrar amanhã (20) com o presidente da Autoridade Palestina, Yasser Arafat, com o primeiro ministro, Ahmed Qorei, e com o presidente do Conselho Legislativo Palestino (parlamento), Rouhi Fatouh.

"Nós vamos transmitir nossa solidariedade e apoio à causa palestina, à criação de um estado palestino independente, ao respeito aos direitos do povo local e ao restabelecimento da paz", disse por telefone à ANBA o deputado Jamil Murad (PcdoB-SP), secretário-geral da Liga Parlamentar Brasil-Árabe e líder da missão.

Além disso, eles vão apresentar a Fatouh um convite do presidente da Câmara do Deputados, João Paulo Cunha (PT-SP), para que ele visite o Brasil.

Para contribuir com o processo de paz entre palestinos e israelenses, os deputados querem que o governo brasileiro intervenha junto à Organização das Nações Unidas (ONU) para que a entidade envie uma "força de separação", com o objetivo de "desarmar os espíritos" e pacificar a região.

Os deputados, que chegaram sábado (17) ao Oriente Médio, já se encontraram com colegas parlamentares de Rammallah, Jerusalém e Belém.

"Eles nos disseram como enxergam a situação do povo palestino, quais sãos os dramas que estão vivendo e que têm esperanças de que o Brasil atue junto à ONU para que a organização jogue um papel mais decisivo na questão", declarou Murad. "Nesse contato nós sentimos que todos eles defendem a paz, não querem o confronto, mas a garantia dos direitos para os dois povos (palestinos e israelenses)", acrescentou.

Hoje o Itamaraty anunciou a indicação do atual embaixador brasileiro em Pequim (China), Affonso Celso de Ouro-Preto, para ocupar o cargo de embaixador extraordinário para o Oriente Médio. O objetivo da criação da nova representação é justamente "participar mais ativamente" do processo de paz na região.

"É preciso tomar medidas para que os palestinos sejam colocados na posição que merecem, de um povo civilizado, que tem grande importância histórica e que precisa de respeito", afirmou Murad. De acordo com ele, isso não vai beneficiar apenas os habitantes da região, "mas todo mundo". "Porque a paz e a justiça inspiram bons sentimentos", concluiu.

Além de Murad, fazem parte da missão os deputados Nilson Mourão (PT-AC), Leonardo Mattos (PTB-SE) e Vanessa Graziotin (PPS-MG). Eles estão sendo acompanhados pelo embaixador do Brasil em Tel Aviv (Israel), Sérgio Eduardo Moreira Lima, e pelo embaixador da Autoridade Palestina em Brasília, Musa Amer Odeh.

Fonte: ANBA