20.4.04

Eternal Egypt, o mais completo site sobre história egípcia

Biblioteca on-line foi criada pela IBM e pelo governo do país árabe ao custo de três anos de trabalho e US$ 2,5 milhões, e fornece um rico acervo multimídia para os curiosos a respeito dessa cultura de 5 mil anos, sejam eles amadores ou profissionais.

Alexandre Rocha

São Paulo – Se você é do tipo que gosta dos documentários do Discovery Channel ou da revista National Geographic, então vai adorar o site Eternal Egypt, lançado recentemente, que traz informações sobre 5 mil anos de história egípcia e é, provavelmente, a mais completa biblioteca on-line sobre o assunto.

Se é que ele pode ser chamado de biblioteca, pois além do extenso material escrito em inglês, francês e árabe, o site é totalmente interativo. É possível ver fotos de vários locais, monumentos, artefatos, etc., fazer visitas virtuais ao túmulo de Tutancâmon e ao complexo templário de Luxor, ver animações sobre as pirâmides, imagens panorâmicas de sítios históricos, assistir a vídeos e até dar uma de Big Brother e ver imagens em tempo real de alguns desses lugares.

O site oferece uma série de ferramentas de navegação, como um mapa do Egito, que mostra os principais locais de interesse, uma linha do tempo, seleção por tópicos, entre outras. Para o navegador iniciante, o melhor é escolher o “tour” guiado que dá uma geral em todos os recursos disponíveis.

É possível obter informações completas sobre cada item de interesse. Por exemplo, saber que um modelo inacabado da cabeça da rainha Nefertiti que está exposto no Museu Egípcio no Cairo foi confeccionada em quartzito e segue o estilo artístico do “Novo Reino”.

Ou que a máscara dourada (mortuária) de Tutancâmon é uma reprodução fiel do rosto do jovem rei, fato que, segundo a crença da época, permitia à alma do morto reconhecer seu corpo mumificado, o que possibilitaria sua ressurreição. Textos explicativos acompanham e contam a história de cada peça.

Ao acessar os links para as pirâmides de Gizé é possível confirmar, o que o leitor já deve saber, que a Pirâmide de Khufu (a Grande Pirâmide) é última das sete maravilhas do mundo antigo que ainda resta. O internauta fica sabendo também que o rei Khufu governou de 2.574 a 2.550 A.C. durante a quarta dinastia do “Antigo Reino”.

Ramsés II, por sua vez, reinou no Egito por 67 anos, fez a guerra com os Hititas e depois a paz e se casou com uma princesa do reino ex-rival. Ele foi também o construtor dos templos de Abu Simbel, entre outros. Além de ler os textos, é possível ouvir explicações em áudio sobre os artefatos, locais e fatos históricos.

Parceria

O Eternal Egypt é resultado de uma parceria entre do Centro de Documentação Cultural e da Herança Natural do Egito (CultNat), órgão do governo egípcio, e a IBM. Sua elaboração consumiu três anos de trabalho e um investimento de US$ 2,5 milhões.

Como o site é rico em recursos multimídia é bom acessá-lo de um computador com razoável poder de fogo. As configurações mínimas recomendadas são um processador Pentium III ou superior e uma conexão de internet banda larga, ou discada, porém rápida. Os sistemas operacionais que podem ser usados são Windows 95 ou superior, Mac 9, ou OS X. São necessários ainda os “plugins” Flash Player, Macromedia Shockwave e Quick Time Player.

Serviço

Eternal Egypt

Para pegar os plugins
www.quicktime.com
www.macromedia.com

Fonte: ANBA