20.4.04

Feira de carreiras dos Emirados Árabes cresce 35% e atrai mais empresas

Evento terminou na última quinta-feira (8). "Esses dados mostram a percepção dos executivos de que é importante contratar os principais talentos do país", afirmou Asma Al Sharif, diretor-executivo do Dubai World Trade Centre, local onde ocorreu a feira.

Da redação*

Dubai (Emirados Árabes) - Terminou na última quinta-feira (8) a edição de 2004 da Careers UAE, feira de carreiras que acontece anualmente nos Emirados Árabes Unidos. Desta vez, o espaço de exposição do evento cresceu 23%, para 3,2 mil metros quadrados, o que mostra, segundo os organizadores, o aumento do interesse das empresas em contratar empregados do país.

"Também houve elevação, de 4,3%, do número de expositores, que chegou a 122", afirmou Asma Al Sharif, diretor-executivo do Dubai World Trade Centre, local onde ocorreu a feira. "Esses dados mostram a percepção dos executivos de que é importante contratar os principais talentos do país", acrescentou.

São parceiras da feira a Universidade de Tecnologia dos Emirados, a Zayed University e a Autoridade de Emprego e Desenvolvimento de Recursos Humandos do país (Tanmia, na sigla em inglês). O objetivo dos expositores é selecionar estudantes recém-saídos das faculdades e também profissionais com alguma experiência no mercado de trabalho. Segundo Al Sharif, cerca de 50% dos expositores vêm da iniciativa privada.

As companhias também buscam cumprir suas cotas de "emiratização". Isso porque o governo dos Emirados exige que as empresas instaladas no país mantenham um número mínimo de empregados nacionais, que varia de acordo com o ramo de atividade.

Na edição de 2003, mais de 14 mil candidatos e visitantes marcaram presença na feira, um aumento de mais de 50% em relação ao público do ano anterior. Muitos expositores informaram que chegaram a coletar de 40 a 50 currículos por dia.

Discutir educação

Além da distribuição de currículos, por parte dos candidatos, e da busca por novos profissionais, pelas empresas, a feira também se tornou um espaço de discussão sobre o sistema educacional do país e a integração entre as faculdades e o mercado de trabalho.

As companhias também costumam organizar seminários sobre carreiras para os estudantes, que acabam funcionando como fóruns de discussão e tem o objetivo de ajudar os universitários a conhecer mais sobre as profissões e o mercado de trabalho. O evento aconteceu de 6 a 8 de abril, em Dubai.

*com informações da Emirates News Agency

Fonte: ANBA