23.4.04

Crise de Falluja: Bebê Nasce em Caminhão Enquanto a Mãe Foge de Falluja



Bebê Mohammed – Deixando o caminhão no qual nasceu

Enquanto a violência e o terror tomaram conta e cercaram a cidade de Falluja no Iraque, Sadiyya, uma mulher grávida mãe de duas crianças, ficou extremamente desesperada para colocar seus filhos a salvo.

Os médicos e parentes avisaram à mulher em avançado estágio da gravidez para não viajar – mas os bombardeios se intensificaram e ela ficou determinada a partir.

O Medo de uma Mãe

“Eu também estou em pânico pela segurança de minhas crianças,” disse ela à equipe de Islamic Relief (*) enquanto a ajudavam a subir na traseira de um dos seus caminhões.

Os caminhões eram parte de um comboio que tinha acabado de levar ajuda de emergência para Falluja. Na viagem de volta os caminhões foram usados para evacuar 30 famílias, a maioria mulheres e crianças, fugindo da violência.

Confiança em Deus

Deixando o seu marido para trás em Falluja, Sadiyya planejou levar seus filhos para a segurança relativa nos arredores de Bagdá embora ela não tivesse idéia de onde ela ficaria aquela noite.

Quando perguntada sobre onde ela encontraria abrigo, Sadiyya respondia, “Eu não tenho parentes em Bagdá, mas Allah é grande e Ele não nos abandonará”.

Estrada para Bagdá

A viagem de mais ou menos 50 Km não era longa, mas perigosa. O membro da equipe do IR, Hashim Hassan relembrou a tensão a bordo do caminhão. “A situação era terrível uma vez que esperávamos ser atingidos a qualquer momento,” ele disse.

Foi nesse momento que o bebê de Sadiyya escolheu para vir a esse mundo. O trabalho de parto tirou a mente de todos da ameaça imediata.

“O parto aliviou algumas de nossas preocupações uma vez que toda a nossa atenção foi direcionada para a mãe e a criança,” acrescentou Hassan.

Em algum lugar na estrada para Bagdá, o bebê Mohammed nasceu e foi envolvido em um brilhante cobertor cor de rosa.

Recepção Calorosa

Quando o caminhão levando o bebê recém-nascido e as 30 famílias entrou em Bagdá eles foram saudados por uma multidão insistindo que eles parassem, e convidando a todas as famílias desalojadas a se tornarem seus hóspedes.

Quando as pessoas souberam sobre o nascimento do bebê Mohammed, um homem imediatamente se prontificou a levar a mãe e a criança para o hospital.
“Allah ouviu as nossas súplicas,” disse Sadiyya enquanto era ajudada a descer do caminhão.

Buscando Abrigo

Mais de 120.000 fugiram da cidade de Falluja durante o ataque militar, alguns encontraram abrigo com parentes, enquanto a maioria foi alojada pelos residentes de Bagdá, que tem demonstrado uma generosa hospitalidade com seus compatriotas iraquianos.

Os escritórios do Islamic Relief foram inundados com doações de alimentos e medicamentos de pessoas comuns em Bagdá, ansiosas para compartilhar o que quer que puderam poupar do pouco que tem.

(*) Islamic Relief - Tradução aproximada: "Assistência Islâmica"

Notícia original em inglês