Hoje, aos 17, Zahra Lari será a primeira atleta árabe a participar de um torneio internacional da modalidade, a Copa Europeia, em Canazei, na Itália, de 9 a 14 de abril, competição que reúne atletas de 50 países.
Zahra Lari, 17, treina em arena de Abu Dhabi
"Eu vi um filme chamado 'Sonhos no Gelo', que era sobre uma menina nerd que fez um projeto sobre física usando a patinação no gelo como parte de seus estudos e que acaba se apaixonando pelo esporte", disse ela. "Vi o filme e amei. Sabia que era aquilo que eu queria fazer", completou. "Sonhos no Gelo" é um longa do estúdio da Walt Disney de 2005.
Lari teve (e tem) o apoio dos pais e passou a treinar em Abu Dhabi. A condição era que ela se mantivesse firme nos estudos e na religião.
"Treino seis dias por semana, antes de ir para a escola e depois. Levanto 4h30 da manhã, faço os exercícios no gelo e vou para a escola", conta. "A melhor parte é completar os saltos, mas é muito trabalho. A pior é quando tem que recomeçar após cair", completa.
A jovem árabe deixa claro ainda que há outros desafios. "Algumas pessoas acham que isto não é coisa de uma garota muçulmana ou uma garota árabe deveria fazer, mas as coisas têm mudado agora", disse. "Geralmente as mulheres têm apoio para a prática de esportes em Abu Dhabi."
A mãe, Roquiya Cohran, garante que ela e o marido apoiam a iniciativa da filha 100%. "A coisa mais importante é a educação. Ela se mantém firme na escola e quando chega em casa e termina as rezas, tem que fazer o dever escolar. Ela é muito boa aluna", garante.
Seu próximo passo é deixar a categoria juvenil e poder disputar uma Olimpíada de Inverno. A próxima será em 2014, na Rússia.