5.2.04

Bancos estrangeiros voltam a operar no Iraque pela primeira vez desde a década de 60

Três instituições internacionais começam a funcionar até o final do ano no país: HSBC, Standard Chartered e o Banco Nacional do Kuwait. Mais três devem ser autorizadas em breve, informou o BC iraquiano.

Da redação

São Paulo - O Banco Central do Iraque deu permissão para que três bancos estrangeiros passem a operar no país: o HSBC, o Banco Nacional do Kuwait (NBK, na sigla em inglês) e o britânico Standard Chartered. É a primeira vez que instituições financeiras internacionais voltam a funcionar no país desde 1964, quando o setor foi nacionalizado, informaram agências internacionais.

Segundo o assessor do presidente do BC iraquiano, Sinan al-Shabibi, os bancos devem começar a operar até o final deste ano. "E outras três licenças para instituições estrangeiras serão anunciadas em breve", declarou, de acordo com o jornal libanês Daily Star.

A autoridade monetária do Iraque convidou seis bancos internacionais a se candidatarem a licenças de até seis anos no país. A exigência era a de que cada instituição mantivesse pelo menos US$ 25 milhões no sistema financeiro local.

A escolha do HSBC, do Standard Chartered e do NBK foi feita "para prosseguir com o processo de licenças de bancos estrangeiros", disse al-Shabibi. Segundo ele, o BC "vai se reunir em breve com essas instituições para explicar outros elementos técnicos s procedimentos para a autorização de funcionamento. Mas já antecipamos que as licenças serão dadas até março".

O executivo informou ainda que os bancos deverão começar a operar até "31 de dezembro de 2004". "Essas instituições trarão ao país práticas bancárias modernas, capital e know-how", acrescentou. Para o consultor executivo Joe Sarrouh, do Fransabank, de Beirute, no Líbano, o BC optou por levar ao Iraque bancos que já tivessem expertise em outros mercados fora de seus países de origem.

Leia a notícia na íntegra em português