29.2.04

Professor Envolvido em Questão Sobre Véu Se Demite

Hector Becerra, Los Angeles Times, 2/28/04

Um instrutor do Colégio Antelope Valley que ficou sob forte criticismo por ordenar uma estudante muçulmana de 19 anos de idade remover o lenço que cobria seus cabelos em sua aula se demitiu sexta-feira, informaram os responsáveis pelo colégio.

Robert Daniel, um engenheiro que dava aulas “part-time” desde 2002, se demitiu antes que a diretoria da escola de Lancaster decidisse se ele deveria ser despedido, disse Jackie Fisher, presidente interino.

“Nós podíamos tê-lo despedido – era uma opção – mas ele se demitiu,” disse Fisher. “Ele não será readmitido e nem trabalhará aqui novamente.”

A estudante, Fajr Burhan, disse que quando ela se dirigiu à aula de ciência de computação dada por Daniel na semana passada ele disse a ela para tirar o hijab ou sair.

Burhan disse que ela se recusou, explicando que ela usava o lenço por razões religiosas. Depois dela ter se sentado Daniel pediu a ela que o acompanhasse para fora da sala de aula. Eles encontraram o diretor, que disse a Daniel que ele tinha que respeitar o direito de Burhan de usar o lenço.

Leia a notícia na íntegra em inglês