15.2.04

Mulheres e Crianças Iraquianas sob Custódia dos EUA

Por Ahmed Janabi

15 de Fevereiro de 2004


Mulheres iraquianas gritam slogans contra os EUA em frente à prisão de Abu Ghuraib


As forças de ocupação americanas no Iraque tem prendido as esposas de suspeitos de pertencerem à resistência iraquiana em uma tentativa de forçar seus maridos a se entregarem.

“Renda-se, nós temos a sua esposa.” Esse tipo de nota ameaçadora tem sido encontrada nas casas de muitos iraquianos. De acordo com o repórter da Al Jazeera em Bagdá, as forças americanas deixam tais notas toda vez que invadem a casa de um suspeito iraquiano e não o encontram. Acredita-se que muitas mulheres iraquinas estejam na cadeia porque as forças americanas suspeitam que seus maridos pertençam à resistência.

O sargento Robert Cargie da quarta divisão da infantaria em Tikrit negou a acusação. “Isso categoricamente não é verdade. Nós detemos e capturamos indivíduos baseados em informações e inteligência de que a pessoa está envolvida em algum tipo de atividade contra a coalizão. Nós objetivamos uma pessoa independente de seu sexo e fazemos o melhor para capturá-la.”

Mas o Dr Muzhir al-Dulaymi, porta-voz da Liga para a Defesa dos Direitos do Povo Iraquiano, disse à Aljazeera.net que sua organização tinha “discutido o assunto das esposas de suspeitos iraquianos com as forças americanas".

“Nós também discutimos a questão das crianças iraquianas prisioneiras, que são acusadas pelos americanos de envolvimento na resistência iraquiana. Um comitê será estabelecido com a representação americana para examinar as alegações.”

Amplo Ressentimento

Um amplo ressentimento vem aumentando entre os iraquianos que dizem que os EUA não estão dando atenção suficiente ao tratamento dispensado aos iraquianos.

Uma pesquisa recente realizada pelo Instituto Al-Mustaquil de Gerenciamento e Estudos Sociais, em Bagdá, revelou que 60% dos iraquianos rejeitam a ocupação americana do Iraque. A percentagem era 35% em novembro de 2003.

Leia a notícia na íntegra em inglês