16.2.04

Presidente do Líbano chega hoje para estreitar relações políticas e comerciais com o país



Lula e Lahoud seguram as bandeiras dos dois países na visita do presidente brasileiro ao Líbano

Emile Lahoud reúne-se amanhã com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Um dos assuntos será o encontro de cúpula entre chefes de estado árabes e sul-americanos que ocorrerá no segundo semestre. Serão negociados acordos de cooperação nas áreas técnica, cultural, de educação e comercial.

Alexandre Rocha

São Paulo – Como uma continuação da viagem que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez ao Líbano no início de dezembro, o seu colega libanês, Emile Lahoud, desembarca hoje (16) em Brasília com o objetivo de intensificar as relações políticas e comerciais entre os dois países.

A agenda da visita ainda não estava totalmente fechada até o final da tarde de sexta-feira, mas segundo fontes diplomáticas, Lahoud vai se encontrar reservadamente com o presidente Lula na terça-feira (17) pela manhã. Um dos assuntos que deverá ser tratado pelos dois é a realização da reunião de cúpula entre os chefes de estados dos países árabes e da América do Sul, programada para ocorrer no segundo semestre.

O encontro de cúpula foi idealizado por Lula no ano passado e a primeira reunião preparatória para o evento ocorreu em Genebra (Suíça) no dia 30 de janeiro. Ela foi presidida pelo ministro das relações Exteriores do Brasil, Celso Amorim, e contou com a participação de representantes da maioria dos países envolvidos.

Após a conversa com Lula, haverá uma reunião de trabalho entre e delegação libanesa e representantes do governo brasileiro, seguida de uma cerimônia de assinatura de atos. Serão negociados acordos de cooperação nas áreas técnica, de educação, cultural e comercial.

O presidente do Líbano terá uma agenda cheia pelo resto do dia. Após um almoço oferecido pelo Itamaraty, fará visitas de cortesia aos presidentes do Congresso, senador José Sarney (PMDB-AP), e da Câmara dos Deputados, João Paulo Cunha (PT-SP).

No final do dia ele vai se reunir com os embaixadores dos países árabes em Brasília e ainda participará de um jantar oferecido pela comunidade árabe e pelo embaixador de seu país, Fouad El Khoury. Na quarta-feira (18) Lahoud terá em São Paulo um encontro com o governador do estado, Geraldo Alckmin.

Comércio

Apesar de o Brasil ter uma enorme colônia árabe, cerca de 6 milhões de libaneses e descendentes, população maior do que a do próprio Líbano, que é de 4 milhões, as relações comerciais entre os dois países ainda são pequenas.

No ano passado o Brasil exportou para o Líbano o equivalente a US$ 54,8 milhões em mercadorias. Os principais itens da pauta são a carne bovina (in natura e industrializada), café verde, castanha de caju, papel kraft e automóveis. Já as importações de produtos libaneses somaram US$ 6,8 milhões, sendo que as principais mercadorias compradas foram superfosfatos, sementes de cominho, coco seco, doces de frutas e blocos de vidro prensados e moldados.

Nascido em janeiro de 1936 em Beirute, Lahoud é militar de carreira. Ele foi eleito presidente da República pelo parlamento Libanês em 1998. Antes disso ocupava o posto de comandante-geral do exército desde 1989.

Fonte: ANBA