29.2.04

O Qatar diz que a Rússia Prendeu Dois de Seus Cidadãos

Reuters, 2/28/04

DOHA, 28 Fevereiro (Reuters) – O Qatar disse no sábado que a Rússia havia detido dois de seus cidadãos na quinta-feira – o dia em que o governo de Doha anunciou que tinha acusado dois russos pelo assassinato de um ex-líder rebelde checheno, despertando a fúria em Moscou.

A agência de notícias do país, QNA, cotou o secretário do Ministério de Relações Exteriores dizendo que o ministro estava em contato com autoridades russas sobre a prisão dos seus dois cidadãos, ambos membros da seleção nacional de luta-livre.

Foi dito que os dois foram presos no aeroporto de Moscou na quinta-feira, o dia em que o Qatar acusou dois russos de envolvimento na explosão de um carro que matou Zelimkhan Yandarbiyev no país, em 13 de fevereiro.

“Eles foram detidos na chegada no aeroporto de Moscou no caminho para a Sérvia, para participar do torneio de qualificação dos Jogos Olímpicos de 2004,” disse a agência QNA.

As autoridades de Moscou ficaram furiosas com a prisão no Qatar dos dois russos, que a Rússia reconhece serem espiões mas insiste que estavam envolvidos na luta contra o terrorismo internacional, e não tiveram nada a ver com o assassinato do checheno.

Recebido pela mala direta do CAIR