25.2.04

Banir o Véu? Não em Toronto

Estudantes respeitam outras crenças – Proposta francesa é impopular aqui

Todos os dias estudantes nas escolas de Toronto vêem seus colegas de classe usando símbolos religiosos – cruzes para os cristãos, quipás para estudantes judeus, véus para as jovens muçulmanas seguindo as instruções corânicas para se vestirem modestamente. Eles também vêem alguns sinais externos de filiação religiosa.

E sua reação aos véus e outras vestimentas religiosas que fizeram o governo francês introduzir uma legislação para banir tais símbolos em escolas públicas a partir de setembro próximo? Sem problemas.

“É Toronto,” disse Clancy Zeifman, 16 anos, que estuda no Forest Hill Collegiate.

“É tão multicultural. Nós somos encorajados a praticar nossa religião. Na escola nos ensinam a aceitar todas as religiões. Essa é a forma como somos educados”.

Em Toronto, onde 17 por cento da população é muçulmana, judia, sikh ou budista, e outros 17 por centro diz que não tem religião, os educadores escolheram uma alternativa ao banimento de símbolos de filiação religiosa. Ela se chama acomodação.

“Não é correto acreditar que se é oprimida porque se está usando um véu,” disse Asha Alam, 18 anos.

“E uma freira usando um hábito? Eu uso o lenço por escolha própria. Ninguém está me forçando. Se eu escolher tirá-lo eu posso, apesar de que meus pais ficariam desapontados.

“Isso é o que significa viver em uma sociedade democrática – viver livre e abertamente.”

Leia a notícia na íntegra em inglês