4.2.04

Iraque: Sequestro de Crianças Aumenta



Crianças sequestradas podem ser mortas após o pagamento do resgate


Milhares de incidentes envolvendo sequestro de crianças tem sido registrados desde 9 de Abril de 2003. O sequestro era um crime raramente cometido no Iraque antes da ocupação.

O jornal inglês baseado no Iraque Azzaman disse sábado que dez crianças incluindo um bebê tinham sido sequestradas nas duas semanas anteriores, na cidade de al-Amara no sudeste do Iraque.

Os sequestradores geralmente pedem às famílias das crianças sequestradas um resgate se eles quiserem ter seus filhos e filhas de volta. As crianças sequestradas são geralmente mantidas em casas desertas ou semi-construídas nos subúrbios da cidade.

Figuras políticas e sociais bem conhecidas da cidade de al-Amara tem pedido às forças de ocupação e à polícia iraquiana para fazer mais para impedir esse crime terrível, mas até agora os eforços tem sido em vão.

Máfias Organizadas

“Os sequestros não são de crianças apenas, homens e mulheres ricos também estão sendo sequestrados. Os sequestradores tem suas próprias prisões, e forçam a família da vítima a comprar um telefone por satélite para se comunicar com eles, porque ele não pode ser rastreado pela polícia iraquiana,” Noman Ahmed, um ex-oficial de polícia disse a Aljazeera.net

Ele disse: “No passado gangues costumavam roubar dinheiro e jóias, mas agora que eles descobriram que é mais fácil e rentável pedir um resgate, eles se tornaram uma máfia organizada.”

Os sequestradores de crianças não pedem menos que $ 20.000 para libertar cada pessoa. A maioria dos pais iraquianos não envia suas crianças para a escola e aqueles que o fazem os acompanham entre a casa e a escola.

Notícia original em inglês