14.2.04

Principal Igreja do Canadá Busca Reconciliação com o Islam

Por Mustafa Abdel-Halim, IOL Staff

Cairo, 8 de Fevereiro (IslamOnline.net) – A Igreja Unida do Canadá reconheceu uma longa história de hostilidade em relação aos muçulmanos no Cristianismo e afirmou que a imagem do Islam que “hoje é tão frequentemente descrita como uma religião de violência” deve ser revertida.

A Igreja, principal representante dos protestantes canadenses, liberará no meio de fevereiro um documento buscando reconciliação com os muçulmanos baseado no que as duas religiões tem em comum, disse Margaret Sumdh, um membro do Comitê Inter-crença da igreja, ao IslamOnline.net.

Uma cópia do documento enviada ao IOL reconhece “uma longa história dentro do Cristianismo de hostilidade em relação aos muçulmanos e ao Islam e busca se comprometer em uma jornada de reconciliação com os vizinhos muçulmanos.”

Intitulado “Nós Precisamos nos Conhecer”, o documento vai fundo na relação entre o Islam e o Cristianismo no contexto canadense. Afirmando “o auto-testemunho do Islam como uma religião de paz, misericórdia, justiça e compaixão”, mantém que os cristãos devem buscar “compreender o Islam com humildade e cuidado”.

O documento de 80 páginas foi preparado pela igreja em consulta com uma organização islâmica canadense, uma medida demonstrando o quanto pessoas das duas crenças estão ansiosas para se reconciliar.

Afirmando que levou dois anos para elaborar o documento, Sumdh disse que ele seria distribuído amplamento e incluído em um guia de estudo nas igrejas. “Nós tentaremos alcançar todos os setores da sociedade, incluindo aqueles que não tem antecedentes” disse ela.

A igreja oficial destacou que embora o documento tenha sido escrito para um contexto canadense, ele estabelece um exemplo de como pessoas de diferentes religiões podem viver em harmonia, especialmente na América do Norte.

Leia a notícia na íntegra em inglês