19.2.04

Tirando o Véu da Verdade: o Retrato Alemão do Hijab



Rana ficou em destaque na TV alemã

O debate que já dura 1 ano sobre o banimento do véu (hijab) na França e Alemanha alcançou o seu auge quando o presidente francês Jacques Chirac propôs formalmente uma lei banindo o uso de símbolos religiosos nas instituições públicas na França. Isso atraiu a atenção de vários setores da mídia para tentar explicar o conceito de hijab, a lógica por trás do seu uso e, mais importante, saber mais sobre o estilo de vida de mulheres usando o véu.

Mudando Estereótipos



O programa se concentrou principalmente na vida diária das jovens

Em uma tentativa de explorar esse tópico mais a fundo, a televisão alemã tomou um passo positivo para explicar esse fenômeno relativamente novo. Como resultado, o sr. Waltar Dehler, um correspondente estrangeiro da televisão alemã, veio para o Cairo por quase um mês. O seu principal objetivo era preparar um programa que procura compreender o conceito do véu e suas diferentes dimensões, fornecendo aos telespectadores uma cobertura objetiva e de primeira mão sobre o assunto e, espera-se, mudando os estereótipos – na Europa em geral e na Alemanha em particular – sobre as mulheres que usam o véu.

O programa se concentra principalmente na vida diária de algumas jovens egípcias instruídas que usam o véu. O programa mostra essas jovens de véu jogando basquete, estudando, fazendo compras ou se socializando como elas normalmente fazem. “O objetivo”, ele disse, “é mostrar aos alemães que por trás do véu essas garotas também tem suas vidas, vários aspectos dos quais são muito familiares para as jovens européias.” Além disso, existem entrevistas com essas jovens para saber suas opiniões sobre o véu e outros tópicos polêmicos, incluindo, por exemplo, a poligamia.

Por que Elas Usam Hijab?!

A percepção geral sobre as mulheres muçulmanas é que elas não são bem instruídas, não tem direitos iguais aos dos homens e seu papel é principalmente servir aos homens e satisfazer seus desejos. Enquanto que por outro lado, os homens tem o direito de se casar com mais de uma mulher, recebem uma melhor instrução e assim por diante. Entretanto, a maioria dos alemães ficaram fascinados em saber que a maioria das mulheres usam o véu por sua própria vontade.

Vendo o Quadro Completo

De maneira geral o programa ajuda aos alemães a serem capazes de se relacionar mais com as mulheres muçulmanas; a não rotulá-las apenas como “usando véu”, ou pensar nelas como fundamentalistas, mas ao contrário serem capazes de ver o quadro completo de suas vidas, ambições e modos de pensar.

Na verdade os países de maioria muçulmana devem encorajar tais tentativas e iniciar o diálogo e cooperação com a mídia ocidental, para garantir que eles representem a imagem correta sobre o Islam em diferentes partes do mundo. Isso só pode acontecer quando provermos os telespectadores em todo o lugar com os fatos, e deixá-los formar sua própria opinião.

Leia a notícia na íntegra em inglês