26.1.04

Contra a Maré

Muna Abu Sulayman é rara entre as mulheres sauditas. Mãe, professora universitária e apresentadora da TV MBC, ela certamente é muito ocupada.

Se você perguntar a Muna Abu Sulayman, co-apresentadora do talk show número 1 da MBC, Kalam Nawaem, se ela se considera uma feminista, ela é rápida na resposta, “Se eu tiver que ser rotulada, então eu sou uma feminista islâmica.”

“Eu acredito que as muçulmanas tem escolhas ilimitadas dentro dos limites amplos de sua religião. E se elas escolherem ser diferentes, ainda assim se atendo a todos aqueles belos valores que o Islam lhes deu, por que não?”

Não é todo dia que você vê uma mulher saudita na TV por satélite como co-apresentadora de um audacioso talk show que discute assuntos diferentes com uma franqueza sem precedentes.

As co-apresentadoras que trabalham com Muna Abu Sulayman são conhecidas personalidades da TV mas apesar disso ela se destaca e tem atraído seu próprio grupo de admiradores pela sua atitude calma, perguntas profundas e seu elegante hijab.

“Eu uso o hijab desde que eu tinha 10 anos de idade,” explica. "Eu era muito jovem e não era necessário fazê-lo, mas tendo sido educada no Ocidente o hijab para mim era um símbolo de minha identidade islâmica. Eu não o vejo como algo que limita as mulheres muçulmanas, mas que as protege.”

“Ser uma apresentadora de TV não era o sonho da minha vida. Eu nunca tinha realmente considerado essa opção. Mas me deram uma oportunidade e quando uma oportunidade vem até você, você simplesmente a agarra.”

“Eu não podia fazer isso sem antes consultar o meu pai (um pensador islâmico mente aberta e presidente do Instituto de Pensamento Islâmico em Virgínia) e quando ele disse: ‘Como eu poderia dizer não para algo que eu não creio que o Islam desaprove?’ eu decidi tentar.”

“Algumas pessoas tem forte convicção de que o que eu faço vai contra os princípios do Islam. Eu respeito suas opiniões, mas não é a minha crença ou a crença da escola de pensamento islâmico que sigo.”

Muna Abu Sulayman também é professora de literatura inglesa em uma universidade particular em Riyadh onde ela tem ensinado jovens sauditas pelos últimos seis anos. E embora ela goste de seu papel como apresentadora de TV, é pela sua carreira de professora que ela é apaixonada. E como prova disso, atualmente ela está trabalhando em seu PhD.

Muna acredita que, como muçulmanas, nós temos uma grande responsabilidade de mudar as descrições negativas das mulheres árabes e muçulmanas na mídia.

“Por longo tempo os políticos dos EUA e Europa tem usado a condição das mulheres muçulmanas como uma das suas razões para os ataques contra o Islam. Vendendo imagens negativas aos seus eleitores, eles estão astuta e estrategicamente manipulando as nossas imagens para ajudá-los em suas guerras.

Nós precisamos usar a nossa mídia para colocar em destaque aquelas que tem alcançado proeminência em diferentes campos como literatura, medicina, ciência e política. É através de tais exemplos que o mundo ocidental perceberá seu preconceito sobre o Islam.”

Leia reportagem na íntegra em inglês